Grutas São Thomé das Letras

maio07

O Parque Municipal Antônio Rosa é o atrativo mais visitado de São Thomé das Letras. Trata-se de um conjunto paisagístico, tombado pela Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras. Composto pela Casa da Pirâmide, Cruzeiro, Toca da Bruxa, Mirante, Toca do Leão.

O Parque recebeu este nome em homenagem a um ilustre contador de histórias, extrator de pedras e o primeiro guia turístico, neto de escravos que viveu na cidade por toda sua vida, de grande coração e alegria, o senhor Antônio Rosa, adorava acolher os turistas recém chegados a cidade com sua carisma e habilidade comunicativa, conquistava a todos que o conhecia. O mesmo criou sua família com muito amor e humildade. Faleceu em 12 de junho de 1988. Desde então, a Família Rosa é uma família tradicional da cidade, que mantém viva a memória do seu patriarca. Parque municipal Antônio Rosa São Thomé das Letras.

Como chegar no Parque municipal

Acomodações Suítes Pousada Por do Sol em São Thomé das Letras.

Fotos Portal São Thomé

Gruta do Sobradinho São Thomé das Letras
set01

A Gruta do Sobradinho fica localizada na estrada que vai para Sobradinho. A gruta tem aproximadamente 100 metro de extensão e no seu interior encontra-se pequenos lagos, dando origem a uma pequena corredeira. Para chegar a gruta, à partir da cidade, basta perguntar onde fica a Rua da Gruta, no bairro do Sobradinho.

Gruta do Sobradinho São Thomé das Letras

Outros recursos no local

– Estacionamento seguro
– Lojas de artesanatos
– Restaurante, lanches, bebidas
– Piscina natural

Como chegar na Gruta do Sobradinho

Acomodações Suítes Pousada Por do Sol em São Thomé das Letras.

Fotos Portal São Thomé

Gruta do Labirinto São Thomé das Letras
set01

A Gruta do Labirinto está localizada próxima a Igreja Nossa Senhora da Guia no bairro do Sobradinho. Em São Thomé das Letras, não deixe de visitar a Gruta do Labirinto, ela fica a 2 km da Igreja do Sobradinho e mantém oito entradas que se interligam. Cada entrada leva a um lugar diferente mas, é quase impossível se perder, o difícil mesmo é encontrar a gruta e, por isso, recomenda-se o acompanhamento de um guia local.

Gruta do Feijão São Thomé das Letras
set01

A Gruta do Feijão está localizada próxima da cidade e trata-se de um local muito interessante. É uma caminha fácil, com paisagens bonitas e com belas flores mas, recomenda-se fazer o percurso com um guia local até porque existem paredões muitos altos. A lenda conta que os escravos estocavam feijão no seu interior e por isso a gruta é chamada de Gruta do Feijão.

Gruta do Carimbado São Thomé das Letras
set01

A Gruta do Carimbado é de Proibido Acesso mas, localiza-se na estrada para São Bento de Abade a 5 km de São Thomé das Letras. A gruta é alvo de vários tipos de lendas, entre elas: possível ligação com a Civilização Inca no Peru e, até um labirinto que conduz aos mundos inferiores ou à uma civilização intra-terrestre. Esta gruta não foi explorada em sua totalidade.

Místicos de todas as épocas tem frequentado a gruta até porque pode ser um vórtice energético, ou seja, um ponto de confluência de fortes energias telúricas. Trata-se realmente de um local misterioso e o candidato a explorá-la, precisa, necessariamente, estar preparado fisicamente e mentalmente.

Gruta São Tomé
set01

Gruta São Thomé das Letras. Conta a lenda que, no final do século XVIII, um escravo da fazenda Campo Grande, mal tratado por seu senhor, fugiu da fazenda e encontrou uma gruta, onde se refugiou e viveu por bastante tempo escondido, comendo frutos silvestres, raízes e peixes.

Um dia, um senhor de roupas claras e traços finos apareceu ao escravo perguntando o motivo de sua permanência por tanto tempo naquela gruta. O escravo, então contou-lhe sua história. O estranho homem escreveu um bilhete e o entregou ao escravo, instruindo-lhe que levasse ao seu senhor e prometendo-lhe que seria libertado.

Gruta São Tomé

O escravo obedeceu. Ao ler a carta, seu senhor admirou-se de letra tão invejável e tão fino papel, incomuns para aquele tempo. Resolveu, então, ir até a gruta onde o escravo estivera, mas não encontrou mais ninguém. Porém, constatou a presença de uma pequena imagem identificada como sendo de São Thomé, apóstolo de Cristo, esculpida em madeira. Assim, o senhor da fazenda decidiu colocá-la na capela, hoje substituída pela Igreja Matriz, perdoando o escravo por sua fuga.

1
Olá!
Agilize seu pedido de reserva falando conosco por aqui.
Powered by